SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2El procedimiento formativo del sujeto: gobernamentalidad y modos de subjetivación como procedimiento de singularización a partir del cuidado de síMEDICALIZACIÓN EN LA ESCUELA Y LA PRODUCCIÓN DE SUJETOS INFANTILES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

TEDESCHI, Sirley Lizott  y  PAVAN, Ruth. A PRESENÇA DO DISCURSO MODERNO/COLONIAL NO CURRÍCULO E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.43-56.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11663.

Neste artigo discutimos como a diferença ainda se constitui em um problema para a escola e para o currículo, como a presença de outros sujeitos que não se assemelham ao modelo idealizado pela modernidade ainda constrange, perturba e inquieta os/as professores/as. Nossa análise é fruto de pesquisa realizada – através de entrevista semiestruturada – com professores/as que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual. A análise dos enunciados dos/as professores/as se aproxima da perspectiva pós-estruturalista, e entendemos que o currículo escolar ainda sofre os efeitos do discurso moderno/colonial. Capturados/as por esse discurso, os/as professores/as ainda representam a diferença a partir da mesmidade e para a mesmidade, procurando negar a pluralidade e a imprevisibilidade da alteridade.

Palabras clave : Currículo escolar; Diferença; Identidade; Modernidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )