SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2O processo formativo do sujeito: governamentalidade e modos de subjetivação como processo de singularização a partir do cuidado de siMEDICALIZAÇÃO NA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS INFANTIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

TEDESCHI, Sirley Lizott  e  PAVAN, Ruth. A PRESENÇA DO DISCURSO MODERNO/COLONIAL NO CURRÍCULO E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.43-56.  Epub 13-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11663.

Neste artigo discutimos como a diferença ainda se constitui em um problema para a escola e para o currículo, como a presença de outros sujeitos que não se assemelham ao modelo idealizado pela modernidade ainda constrange, perturba e inquieta os/as professores/as. Nossa análise é fruto de pesquisa realizada – através de entrevista semiestruturada – com professores/as que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual. A análise dos enunciados dos/as professores/as se aproxima da perspectiva pós-estruturalista, e entendemos que o currículo escolar ainda sofre os efeitos do discurso moderno/colonial. Capturados/as por esse discurso, os/as professores/as ainda representam a diferença a partir da mesmidade e para a mesmidade, procurando negar a pluralidade e a imprevisibilidade da alteridade.

Palavras-chave : Currículo escolar; Diferença; Identidade; Modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )