SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2A PRESENÇA DO DISCURSO MODERNO/COLONIAL NO CURRÍCULO E A PRODUÇÃO DE SUJEITOSEDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: O RESSENTIMENTO COMO MÁQUINA DE PRODUZIR CORPOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MANSKE, Geoge Saliba  e  QUADROS, Daniela Cistina Rático de. MEDICALIZAÇÃO NA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS INFANTIS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.57-73.  Epub 13-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11709.

A infância enquanto condição humana está articulada com as diferentes concepções nas quais foi produzida. Nesse ínterim, multiplicidades de saberes técnico-científicos constroem verdades organizando os modos de compreensão sobre ela. Considerando a atualidade dessas relações, realizamos uma pesquisa junto a profissionais da educação de escolas públicas de um município do sul do Brasil. Investigamos os processos de medicalização na constituição de sujeitos escolares. A consolidação do discurso biomédico no âmbito das escolas tem sido cada vez mais frequente, e sua difusão e reiteração reforçam argumentos de ordem biológica em situações que são, em boa medida, de ordem social e cultural.

Palavras-chave : Medicalização; Infância; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )