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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

RANIERE, Édio  e  RODRIGUES, Carla Gonçalves. EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: O RESSENTIMENTO COMO MÁQUINA DE PRODUZIR CORPOS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.74-85.  Epub 16-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11664.

O presente ensaio busca problematizar a produção de subjetividade em corpos docentes e discentes quando atravessados pelo ressentimento. Pautado pelo Método de Dramatização (DELEUZE, 1976; 2006) intenta colocar a questão o que quer. Para tal apresenta um personagem conceitual, ‘o professor’, e um personagem estético, ‘o aluno’. A crítica realizada ao ressentimento abre, ao longo do texto, condições de possibilidade para que uma ética do eterno retorno (NIETZSCHE, 1995; 2012) se apresente como paradoxo à educação. Queres isso mais uma vez? Como queres? Com quais condições de possibilidades queres? O trabalho utiliza a ficção (COSTA, 2014) como disparador de uma política de escrita, tencionando a educação como prática de invenção de si.

Palavras-chave : Educação. Produção de Subjetividade; Ressentimento; Eterno Retorno.

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