SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2EDUCACIÓN Y PRODUCCIÓN DE SUBJETIVIDAD: EL RENDIMIENTO COMO MÁQUINA DE PRODUCIR CUERPOSLA PRODUCCIÓN DE IDENTIDADES SUR-MATO-GROSSENSES EN LAS PÁGINAS DE LAS CARTILLAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SILVEIRA, Rosilene de Fátima Koscianski da; DEBUS, Eliane Santana Dias  y  AZEVEDO, Fernando José Fraga de. A POESIA: ESTRATÉGIAS PARA EXPERIMENTAR E FRUIR EM SALA DE AULA. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.86-100.  Epub 16-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11601.

A poesia é intrínseca ao homem. Na sua origem histórica, o termo poesia provém da palavra grega poiein, que significa fazer. Desde uma idade precoce a criança manifesta um fascínio pelos jogos de linguagem e pela sua vertente sonora e rítmica. Quanto mais cedo meninos e meninas encontram-se e interagem com essa forma de linguagem, maiores são o grau de familiaridade e as possibilidades de se estabelecer uma relação prazerosa e fecunda entre ambos. O papel da escola consiste em promover e potencializar o encontro “poesia e criança”. O presente texto objetiva, de modo geral, ampliar a reflexão acerca da presença da poesia na escola; e, especificamente, dialogar sobre as estratégias que possibilitam experimentar e fruir a poesia no chão da sala de aula, partindo da interlocução com diferentes pesquisadores da temática. Esse estudo vai também à escola, no contexto português, para estabelecer um diálogo com os docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Básico sobre: o modo de inserção da poesia neste espaço-tempo; a frequência com que o texto poético transita na sala de aula; e, principalmente, para buscar destes mediadores o compartilhamento de suas experiências reais de trabalho com o texto poético. Destacamos a relevância de as estratégias de trabalho com o texto poético se tornarem presentes na formação inicial e continuada dos professores. Nossa reflexão aponta num sentido propositivo, buscando enfatizar as estratégias que possibilitam experimentar, fruir e criar poesia no chão da sala de aula e cujo trato empírico leva em conta os aspectos estético, linguístico e literário que consubstanciam esta forma de linguagem.

Palabras clave : Poesia; Estratégias; Fruição; Autoria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )