SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2POETRY: STRATEGIES FOR EXPERIMENTING AND TAKING BLISS AT THE CLASSROOMTHE CONSTRUCTION OF A DESIRABLE TEACHING IDENTITY IN THE SPEECH OF THE MOVEMENT ESCOLA SEM PARTIDO (NO-PARTY SCHOOL) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SILVA, Thaise  and  BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES SUL-MATO-GROSSENSES NAS PÁGINAS DAS CARTILHAS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.101-117.  Epub Sep 16, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710.

Neste estudo, analisa-se a influência dos livros didáticos (cartilhas e primeiros livros de leitura), na constituição da identidade do povo sul-mato-grossense, em especial dos moradores da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, entre as décadas de 1950 e 1970. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinados documentos da 6ª Delegacia de Ensino Primário de Dourados e materiais destinados ao ensino das primeiras letras. A partir dos documentos investigados, buscou-se compreender como a circulação de cartilhas e livros de leitura localizados apenas nesta região do estado influenciou na constituição da identidade do seu povo. Os resultados alcançados indicam que a circulação destes artefatos nessa região da Colônia se diferenciou das demais devido à influência do Governo Federal, além disso, os textos presentes nos materiais acabaram com contribuir para a constituição de uma identidade nacional aos moradores desta região.

Keywords : História da alfabetização; Livros didáticos de alfabetização; Identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )