SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD DOCENTE DESEABLE EN EL DISCURSO DEL MOVIMIENTO ESCUELA SIN PARTIDOEL DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DEL CURRÍCULO-JUGUETE DE MATEMÁTICAS MARCADO POR LA DIMENSIÓN DE GÉNERO EN LA PRODUCCIÓN DE SUBJETIVIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FARIA, Ivan; FERREIRA, Vitor Sérgio  y  DAYREL, Juarez Tarcísio. A ARTE COMO ARTE DE EXISTÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DE SOCIALIZAÇÃO DE JOVENS DE ORIGEM POPULAR EM SALVADOR, BAHIA. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.130-148.  Epub 16-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11717.

Neste artigo analisamos experiências de socialização artística de jovens de origem popular, que investiram na formação e profissionalização no mundo das artes. Discutimos os papéis socializadores do bairro, da igreja, das mídias e de projetos socioculturais para a formação do artista. O trabalho fundamenta-se na literatura sociológica sobre juventude, socialização e profissões artísticas. A análise centra-se nas experiências de nove jovens que realizaram formação profissionalizante e se tornaram profissionais em música, dança, vídeo e fotografia, em Salvador, Bahia. Os resultados apontam a importância de novos contextos socializadores para a construção de mundos artísticos menos elitizados e abertos. Os participantes da pesquisa mostram que mesmo diante de horizontes incertos para a juventude, não deixam de desejar e trabalhar para converter sonhos em projetos profissionais ou em artes de subsistência.

Palabras clave : Juventude; Mundo artístico; Socializaçãoartística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )