SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE DESEJÁVEL NO DISCURSO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDOO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DO CURRÍCULO-BRINQUEDO DE MATEMÁTICA, MARCADO PELA DIMENSÃO DE GÊNERO, NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FARIA, Ivan; FERREIRA, Vitor Sérgio  e  DAYREL, Juarez Tarcísio. A ARTE COMO ARTE DE EXISTÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DE SOCIALIZAÇÃO DE JOVENS DE ORIGEM POPULAR EM SALVADOR, BAHIA. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.130-148.  Epub 16-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11717.

Neste artigo analisamos experiências de socialização artística de jovens de origem popular, que investiram na formação e profissionalização no mundo das artes. Discutimos os papéis socializadores do bairro, da igreja, das mídias e de projetos socioculturais para a formação do artista. O trabalho fundamenta-se na literatura sociológica sobre juventude, socialização e profissões artísticas. A análise centra-se nas experiências de nove jovens que realizaram formação profissionalizante e se tornaram profissionais em música, dança, vídeo e fotografia, em Salvador, Bahia. Os resultados apontam a importância de novos contextos socializadores para a construção de mundos artísticos menos elitizados e abertos. Os participantes da pesquisa mostram que mesmo diante de horizontes incertos para a juventude, não deixam de desejar e trabalhar para converter sonhos em projetos profissionais ou em artes de subsistência.

Palavras-chave : Juventude; Mundo artístico; Socializaçãoartística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )