SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2THE BATHROOM AS A POLITICAL SPACE OF GENDERThe fallacy of neutrality in research and education sumary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

DONOSCO-VASQUEZ, Trinidad. Capacitar as elites? Uma reflexão sobre o empoderamento das mulheres universitárias. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.182-202.  Epub Sep 16, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11802.

Este artigo apresenta a tese de que a gênese e a essência do empoderamento estão vinculadas a grupos vulneráveis com grandes dificuldades de acesso a recursos e poder e que, portanto, parece incompatível com o mundo universitário que representa a elite do sistema educacional e com o empoderamento das mulheres no ensino superior. Depois de desenvolver algumas experiências de empoderamento das mulheres nas universidades e de revisar as chaves para o empoderamento, é feita uma lista dos discursos que distorcem e discriminam as mulheres no mundo universitário. Finalmente, as características de como deve ser e o que deve ser considerado para um processo de capacitação na universidade são estabelecidas.

Keywords : Emponderamento; Mulheres; Educação superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )