SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2EL BAÑO COMO ESPACIO POLÍTICO DE GÉNEROLa falacia de la neutralidad en la investigación y la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

DONOSCO-VASQUEZ, Trinidad. Capacitar as elites? Uma reflexão sobre o empoderamento das mulheres universitárias. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.182-202.  Epub 16-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11802.

Este artigo apresenta a tese de que a gênese e a essência do empoderamento estão vinculadas a grupos vulneráveis com grandes dificuldades de acesso a recursos e poder e que, portanto, parece incompatível com o mundo universitário que representa a elite do sistema educacional e com o empoderamento das mulheres no ensino superior. Depois de desenvolver algumas experiências de empoderamento das mulheres nas universidades e de revisar as chaves para o empoderamento, é feita uma lista dos discursos que distorcem e discriminam as mulheres no mundo universitário. Finalmente, as características de como deve ser e o que deve ser considerado para um processo de capacitação na universidade são estabelecidas.

Palabras clave : Emponderamento; Mulheres; Educação superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )