SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2BANHEIRO COMO ESPAÇO POLÍTICO DE GÊNEROA falácia da neutralidade na pesquisa e na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

DONOSCO-VASQUEZ, Trinidad. Capacitar as elites? Uma reflexão sobre o empoderamento das mulheres universitárias. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.182-202.  Epub 16-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11802.

Este artigo apresenta a tese de que a gênese e a essência do empoderamento estão vinculadas a grupos vulneráveis com grandes dificuldades de acesso a recursos e poder e que, portanto, parece incompatível com o mundo universitário que representa a elite do sistema educacional e com o empoderamento das mulheres no ensino superior. Depois de desenvolver algumas experiências de empoderamento das mulheres nas universidades e de revisar as chaves para o empoderamento, é feita uma lista dos discursos que distorcem e discriminam as mulheres no mundo universitário. Finalmente, as características de como deve ser e o que deve ser considerado para um processo de capacitação na universidade são estabelecidas.

Palavras-chave : Emponderamento; Mulheres; Educação superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )