SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2La falacia de la neutralidad en la investigación y la educaciónMEDIA Y LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA LICENCIATURA. NUEVAS REALIDADES, NUEVAS FORMACIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ARRUDA, Gabriela Alves de  y  DIKSON, Dennys. EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LEGISLAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.214-227.  Epub 16-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.8177.

Esse artigo apresenta uma discussão inicial de acompanhamento e evolução da legislação sobre educação inclusiva no Brasil, especificamente a Declaração de Salamanca, o Decreto nº 7.611/2011, a Resolução CNE/CEB nº 4/2009 e a Lei nº 13.146/2015. O ordenamento jurídico que baseia a educação especial e inclusiva é amplo e tem conquistado avanços. É um assunto complexo e tem apontado que, mesmo a passos lentos, as políticas públicas vêm visivelmente avançando. A partir da análise discursivo-qualitativa e da efetividade desse arcabouço normativo, apresentamos questões referentes a princípios e concepções, metas traçadas e a lenta – mas visível – implementação de políticas de inclusão no sistema educacional brasileiro. Foi possível, então, evidenciar que ainda são necessárias diversas ações que possibilitem a uma real execução e institucionalização das leis que possam influenciar a prática cotidiana nas escolas, através de condições adequadas para o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais, algum tipo de deficiência ou altas habilidades/superdotação.

Palabras clave : Legislação; Educação Inclusiva; Implementação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )