SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2MEDIAS AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE PRESERVICE TEACHER EDUCATION. NEW REALITIES, NEW EDUCATIONSREFLECTIONS OF PRACTICE EDUCATIONAL TO THE MUSICAL CREATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PANIZ, Catiane Mazoco; CENTA, Fernanda Gall; ARAUJO, Laís Baldissarelli  and  MUENCHEN, Cristiane. OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DE CURRÍCULOS: O ESTUDO DA REALIDADE E OS TEMAS GERADORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.249-266.  Epub Sep 16, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.8945.

Ainda hoje é possível reconhecer um ensino de ciências descontextualizado e fragmentado, tornando o processo de ensino e aprendizagem, muitas vezes, desconexo da realidade vivenciada pelos educandos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados obtidos a partir de três processos formativos que abrangeram seis escolas públicas, envolvendo professores de Biologia, Química e Física no Estudo da Realidade para chegar aos Temas Geradores a partir da utilização dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos. Destaca-se a importância de considerar a realidade na elaboração de currículos mais reflexivos e críticos, bem como a interação entre formação inicial e continuada na busca de uma escola mais alegre e que proporcione a construção de conhecimentos.

Keywords : Temas Geradores; Três Momentos Pedagógicos; Ensino de Ciências e Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )