SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2MEDIA Y LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA LICENCIATURA. NUEVAS REALIDADES, NUEVAS FORMACIONESREFLEXIONES DE LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA PARA LA CREACIÓN MUSICAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PANIZ, Catiane Mazoco; CENTA, Fernanda Gall; ARAUJO, Laís Baldissarelli  y  MUENCHEN, Cristiane. OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DE CURRÍCULOS: O ESTUDO DA REALIDADE E OS TEMAS GERADORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.249-266.  Epub 16-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.8945.

Ainda hoje é possível reconhecer um ensino de ciências descontextualizado e fragmentado, tornando o processo de ensino e aprendizagem, muitas vezes, desconexo da realidade vivenciada pelos educandos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados obtidos a partir de três processos formativos que abrangeram seis escolas públicas, envolvendo professores de Biologia, Química e Física no Estudo da Realidade para chegar aos Temas Geradores a partir da utilização dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos. Destaca-se a importância de considerar a realidade na elaboração de currículos mais reflexivos e críticos, bem como a interação entre formação inicial e continuada na busca de uma escola mais alegre e que proporcione a construção de conhecimentos.

Palabras clave : Temas Geradores; Três Momentos Pedagógicos; Ensino de Ciências e Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )