SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA LICENCIATURA: NOVAS REALIDADES, NOVAS FORMAÇÕESREFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA A CRIAÇÃO MUSICAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PANIZ, Catiane Mazoco; CENTA, Fernanda Gall; ARAUJO, Laís Baldissarelli  e  MUENCHEN, Cristiane. OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DE CURRÍCULOS: O ESTUDO DA REALIDADE E OS TEMAS GERADORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.249-266.  Epub 16-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.8945.

Ainda hoje é possível reconhecer um ensino de ciências descontextualizado e fragmentado, tornando o processo de ensino e aprendizagem, muitas vezes, desconexo da realidade vivenciada pelos educandos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados obtidos a partir de três processos formativos que abrangeram seis escolas públicas, envolvendo professores de Biologia, Química e Física no Estudo da Realidade para chegar aos Temas Geradores a partir da utilização dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos. Destaca-se a importância de considerar a realidade na elaboração de currículos mais reflexivos e críticos, bem como a interação entre formação inicial e continuada na busca de uma escola mais alegre e que proporcione a construção de conhecimentos.

Palavras-chave : Temas Geradores; Três Momentos Pedagógicos; Ensino de Ciências e Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )