SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Dialogue between Marxism and Ergology in work analysis and intervention in the light of the activity concept author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MORERA, Cátia Silene  and  BILHAO, Isabel. A educação das relações étnico-raciais em âmbito escolar: uma análise das concepções de alunos concluintes do ensino fundamental. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.7-21.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11706.

O artigo aborda as concepções de educação das relações étnico-raciais/ERER presentes nos depoimentos de alunas/os concluintes do Ensino Fundamental, a partir de suas trajetórias em duas escolas da rede municipal de São Leopoldo/RS. Objetiva-se compreender como os estudantes concebem a educação das relações étnico-raciais a partir das suas experiências escolares e refletir sobre o alcance da implementação da Lei 10.639/03 em âmbito local. Numa abordagem qualitativa, o estudo embasa-se na análise da legislação municipal para a ERER, em entrevistas com os supervisores pedagógicos e na aplicação de questionário as/os alunas/os. Como resultados, discutem-se limites e possibilidades de efetivação de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas estudadas e identificam-se conhecimentos/reflexões construídos pelas/os estudantes sobre o tema com base em suas experiências escolares.

Keywords : Educação das Relações Étnico-Raciais; Ensino Fundamental; Experiências Escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )