SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Diálogo entre Marxismo y Ergología: análisis e intervención en el trabajo a la luz del concepto de actividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MORERA, Cátia Silene  y  BILHAO, Isabel. A educação das relações étnico-raciais em âmbito escolar: uma análise das concepções de alunos concluintes do ensino fundamental. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.7-21.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11706.

O artigo aborda as concepções de educação das relações étnico-raciais/ERER presentes nos depoimentos de alunas/os concluintes do Ensino Fundamental, a partir de suas trajetórias em duas escolas da rede municipal de São Leopoldo/RS. Objetiva-se compreender como os estudantes concebem a educação das relações étnico-raciais a partir das suas experiências escolares e refletir sobre o alcance da implementação da Lei 10.639/03 em âmbito local. Numa abordagem qualitativa, o estudo embasa-se na análise da legislação municipal para a ERER, em entrevistas com os supervisores pedagógicos e na aplicação de questionário as/os alunas/os. Como resultados, discutem-se limites e possibilidades de efetivação de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas estudadas e identificam-se conhecimentos/reflexões construídos pelas/os estudantes sobre o tema com base em suas experiências escolares.

Palabras clave : Educação das Relações Étnico-Raciais; Ensino Fundamental; Experiências Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )