SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Diálogo entre Marxismo e Ergologia: análise e intervenção no trabalho à luz do conceito de atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MORERA, Cátia Silene  e  BILHAO, Isabel. A educação das relações étnico-raciais em âmbito escolar: uma análise das concepções de alunos concluintes do ensino fundamental. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.7-21.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11706.

O artigo aborda as concepções de educação das relações étnico-raciais/ERER presentes nos depoimentos de alunas/os concluintes do Ensino Fundamental, a partir de suas trajetórias em duas escolas da rede municipal de São Leopoldo/RS. Objetiva-se compreender como os estudantes concebem a educação das relações étnico-raciais a partir das suas experiências escolares e refletir sobre o alcance da implementação da Lei 10.639/03 em âmbito local. Numa abordagem qualitativa, o estudo embasa-se na análise da legislação municipal para a ERER, em entrevistas com os supervisores pedagógicos e na aplicação de questionário as/os alunas/os. Como resultados, discutem-se limites e possibilidades de efetivação de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas estudadas e identificam-se conhecimentos/reflexões construídos pelas/os estudantes sobre o tema com base em suas experiências escolares.

Palavras-chave : Educação das Relações Étnico-Raciais; Ensino Fundamental; Experiências Escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )