SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3La educación de las relaciones étnico-raciales en ámbito escolar: un análisis de las concepciones de alumnos concluyentes de la enseñanza fundamentalsHorizontes de plausibilidad bajo la crítica de la filosofía: entre luzes, horrores y víctimas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

DIAS, Deise de Souza; SILVA, Jurandir Soares da  y  VERISSIMO, Mariana. Diálogo entre Marxismo e Ergologia: análise e intervenção no trabalho à luz do conceito de atividade. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.22-33.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12495.

A partir dos resultados de investigações já realizadas pelo Grupo de Pesquisa Garimpo da Atividade de Trabalho, este artigo propõe uma retomada do diálogo estabelecido entre conceitos marxistas e ergológicos, em torno do trabalho, realizado no âmbito da incorporação da abordagem ergológica no Brasil. São destacados os conceitos marxistas e ergológicos que especificam o trabalho e os diálogos, avanços e limites estabelecidos entre eles. Objetiva-se identificar as repercussões dessas articulações quando se trata de conhecer e intervir no trabalho para transformá-lo.

Palabras clave : Ergologia; Trabalho; Marxismo; Atividade; Ergoengajamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )