SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Diálogo entre Marxismo y Ergología: análisis e intervención en el trabajo a la luz del concepto de actividadDocencia como matriz de experiencia y la constitución de el/la profesor/ra en una sociedad inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

COELHO, Allan da Silva. Horizontes de plausibilidade sob a crítica da filosofia: entre luzes, horrores e vítimas. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.34-51.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12470.

A Modernidade e o capitalismo consolidam um marco categorial que referencia a normalidade da vida, o modo de ser humano válido e seus horizontes de compreensão. Esse processo direciona os símbolos que permeiam o conhecimento, com significados tacitamente aceitos, condicionando o pensar, mas permanecendo impensado. O neoliberalismo radicaliza tal perspectiva colocando a vida humana sob ameaça. Os estudos do “capitalismo como religião”, em especial como matizado pela Escola do DEI, pode colaborar com esta temática já esboçada na Educação. Tendo como referência a vítima real e concreta, investigamos que tipo de contribuições esse setor pode oferecer à renovação da Filosofia da Educação tornando os critérios de plausibilidade um problema ético-educacional no enfrentamento da modernidade capitalista. A investigação teórico-bibliográfica, referenciada pela dialética compreensiva, permite caracterizar e inventariar possibilidades desta articulação categorial.

Palabras clave : Horizonte de plausibilidade; Capitalismo como religião; Escola do DEI; Vítimas; Perspectiva descolonial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )