SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Diálogo entre Marxismo e Ergologia: análise e intervenção no trabalho à luz do conceito de atividadeA docência como matriz de experiência e a constituição do/a professor/a em uma sociedade inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

COELHO, Allan da Silva. Horizontes de plausibilidade sob a crítica da filosofia: entre luzes, horrores e vítimas. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.34-51.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12470.

A Modernidade e o capitalismo consolidam um marco categorial que referencia a normalidade da vida, o modo de ser humano válido e seus horizontes de compreensão. Esse processo direciona os símbolos que permeiam o conhecimento, com significados tacitamente aceitos, condicionando o pensar, mas permanecendo impensado. O neoliberalismo radicaliza tal perspectiva colocando a vida humana sob ameaça. Os estudos do “capitalismo como religião”, em especial como matizado pela Escola do DEI, pode colaborar com esta temática já esboçada na Educação. Tendo como referência a vítima real e concreta, investigamos que tipo de contribuições esse setor pode oferecer à renovação da Filosofia da Educação tornando os critérios de plausibilidade um problema ético-educacional no enfrentamento da modernidade capitalista. A investigação teórico-bibliográfica, referenciada pela dialética compreensiva, permite caracterizar e inventariar possibilidades desta articulação categorial.

Palavras-chave : Horizonte de plausibilidade; Capitalismo como religião; Escola do DEI; Vítimas; Perspectiva descolonial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )