SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Horizons of plausibility under the critical philosophy: between lights, horrors and victimsProcesses to normalize disabilities: from correction to learning investment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

OLIVEIRA, Sandra  and  WESCHENFELDER, Viviane Inês. A docência como matriz de experiência e a constituição do/a professor/a em uma sociedade inclusiva. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.52-67.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11754.

Ao compreender a docência como uma matriz de experiência, esquema teórico criado por Michel Foucault, este artigo problematiza os modos de constituir-se professor/a em uma sociedade inclusiva. A partir das investigações desenvolvidas no interior dos grupos de pesquisa Gipedi e Gepi, que têm como inspiração teórica os Estudos Foucaultianos, o argumento central é de que os três eixos que compõem a matriz de experiência (saber-poder-ética) são importantes para compreendermos a constituição da docência contemporânea e a subjetivação do sujeito professor, ambos marcados pelo imperativo da inclusão. A análise de narrativas de estudantes de Pedagogia, participantes de um programa de iniciação à docência, identificou a constituição de uma docência virtuosa, colocada em operação através das técnicas do comprometimento, da tática e da intervenção. A proposta é contribuir para pensar a formação de professores, especialmente a dimensão ética que atravessa o campo da docência.

Keywords : Docência; Matriz de experiência; Sociedade inclusiva; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )