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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

OLIVEIRA, Sandra  e  WESCHENFELDER, Viviane Inês. A docência como matriz de experiência e a constituição do/a professor/a em uma sociedade inclusiva. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.52-67.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11754.

Ao compreender a docência como uma matriz de experiência, esquema teórico criado por Michel Foucault, este artigo problematiza os modos de constituir-se professor/a em uma sociedade inclusiva. A partir das investigações desenvolvidas no interior dos grupos de pesquisa Gipedi e Gepi, que têm como inspiração teórica os Estudos Foucaultianos, o argumento central é de que os três eixos que compõem a matriz de experiência (saber-poder-ética) são importantes para compreendermos a constituição da docência contemporânea e a subjetivação do sujeito professor, ambos marcados pelo imperativo da inclusão. A análise de narrativas de estudantes de Pedagogia, participantes de um programa de iniciação à docência, identificou a constituição de uma docência virtuosa, colocada em operação através das técnicas do comprometimento, da tática e da intervenção. A proposta é contribuir para pensar a formação de professores, especialmente a dimensão ética que atravessa o campo da docência.

Palavras-chave : Docência; Matriz de experiência; Sociedade inclusiva; Formação de professores.

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