SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Teaching as a matrix of experience and teacher’s constitution in an inclusive societyThe nature of culture: the coexistence of antagonisms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FROHLICH, Raquel. Processos de normalização da deficiência: da correção ao investimento na aprendizagem. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.68-81.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12400.

O texto discute a relação entre processos de normalização e serviços de apoio à inclusão escolar. Analisaram-se políticas de inclusão escolar no Brasil (1990-2015), com uso do conceito foucaultiano de normalização. A análise indica que os serviços de apoio efetivam processos de normalização via correção e investimento na aprendizagem, movimentando as pessoas com deficiência em zonas de normalidade. Assim, as políticas de inclusão, articuladas a essa racionalidade, investem em capacidades, e não só na marcação das deficiências.

Keywords : Políticas de Inclusão; Normalização; Correção; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )