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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FROHLICH, Raquel. Processos de normalização da deficiência: da correção ao investimento na aprendizagem. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.68-81.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12400.

O texto discute a relação entre processos de normalização e serviços de apoio à inclusão escolar. Analisaram-se políticas de inclusão escolar no Brasil (1990-2015), com uso do conceito foucaultiano de normalização. A análise indica que os serviços de apoio efetivam processos de normalização via correção e investimento na aprendizagem, movimentando as pessoas com deficiência em zonas de normalidade. Assim, as políticas de inclusão, articuladas a essa racionalidade, investem em capacidades, e não só na marcação das deficiências.

Palavras-chave : Políticas de Inclusão; Normalização; Correção; Aprendizagem.

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