SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Procesos de normalización de la deficiencia: de la corrección a la inversión en el aprendizajeTeoría de la complejidad y racionalidad jurídica contemporánea: (re) pensando la complejidad de los conflitos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

TASAT, José Alejandro. A natureza da cultura: a coexistência de antagonismos. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.82-90.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12514.

Para o pensador argentino Rodolfo Kusch, se não há um horizonte simbólico, nem um solo, então não há como se decidir por algo. Ou seja: não há um sujeito cultural, apenas o sentido simbólico compartilhado; na comunidade americana, entre o relato da modernidade e da colonialidade, convivem, dualmente, de uma maneira em que o natural se culturaliza e o cultural se naturaliza, criando uma condição na qual o símbolo compartilhado em um território seja considerado um valor e que fortaleça a comunidade como um todo. Aportes da antropologia da psicanálise levaram a separar natureza e cultura, e o pensamento jurídico moldou, sem que percebêssemos, o direito natural em direito social, implicando um laço social complexo, diverso e pluricultural, em movimento permanente. O que se busca é sair da tríade que fundamenta a ação da modernidade – ser/essência/conceito -, para uma posição referida por Carlos Cullen como estar/estância/símbolo. Inicialmente, Kusch havia formulado a ideia de projeto para situar a condição do estar desde a ideia de negação. Para Kusch, a ideia de negação não traz um contexto de negar, apenas propõe uma referência diferente para o ser.

Palabras clave : Geocultura; Rodolfo Kusch; Pensamento americano; Colonialidade do conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )