SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3La naturaleza de la cultura: la convivencia de los antagonismosInvestigos con niños indígenas y campo de los estudios culturales: bricolar y experienciar como base metodológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MARTINAZZO, Celso José; SCHERER, Fernanda Serrer  y  SILVA, Sidinei Pithan da. Teoria da complexidade e racionalidade jurídica contemporânea: (re)pensando a complexidade dos conflitos. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.91-105.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11731.

O presente trabalho busca verificar as contribuições da Teoria da Complexidade na releitura do conflito e do modo como a racionalidade jurídica moderna tem legado ao Direito e à formação jurídica o papel de redutor das complexidades conflitivas. Parte da constatação de que a racionalidade jurídica moderna tem transformado divergências de interesses em permutas frias de argumentos em meio a procedimentos judiciais lineares e simplificadores. Em seguida, verifica as contribuições da Teoria da Complexidade para um novo olhar acerca dos conflitos, descortinando sua parcela caótica produtora de novas possibilidades de vida e convivência. Por fim, ancorado no pensamento complexo, tributa ao resgate da sensibilidade a chave para religar o ser humano a sua humanidade concebendo novos modos para o tratamento dos conflitos intersubjetivos a partir de uma relação dialógica que aproxime o valor da cultura das humanidades com as culturas tecnocientíficas em uma perspectiva reflexiva e humanizadora.

Palabras clave : Racionalidade jurídica; Modernidade; Complexidade; Conflitos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )