SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Theory of complexity and contemporary legal rationality: (re) thinking the complexity of conflictsPOLICIES FOR HIGHER EDUCATION ON THE LIMITS OF LIBERAL DEMOCRACY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ALVES, Rozane Alonso  and  NASCIMENTO, Adir Casaro. Pesquisas com crianças indígenas e campo dos estudos culturais: bricolar e experienciar como base metodológica. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.106-122.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12541.

A proposta deste artigo busca problematizar o uso da bricolagem e do experienciar como base teórico-metodológico no campo das pesquisas com crianças indígenas. Buscando dialogar com as crianças indígenas, as autoras trazem neste excerto, os aspectos teóricos-metodológicos que produziram os dados, e observaram os olhares e as experiências no contexto da bricolagem e da experienciação. Propomos analisar as implicações conceituais e metodológicas que possibilitaram a ampliação da campo empírico, além da abertura ao estar com crianças indígenas e construir com elas possibilidades metodológicas. Apontamos o campo dos Estudos Culturais como campo conceitual que constitui as discussões sobre bricolar e experienciar com crianças indígenas.

Keywords : Crianças Indígenas; Bricolar; Experienciar; Pesquisa; Estudos Culturais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )