SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Teoría de la complejidad y racionalidad jurídica contemporánea: (re) pensando la complejidad de los conflitosPOLÍTICAS PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LOS LÍMITES DE LA DEMOCRACIA LIBERAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ALVES, Rozane Alonso  y  NASCIMENTO, Adir Casaro. Pesquisas com crianças indígenas e campo dos estudos culturais: bricolar e experienciar como base metodológica. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.106-122.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12541.

A proposta deste artigo busca problematizar o uso da bricolagem e do experienciar como base teórico-metodológico no campo das pesquisas com crianças indígenas. Buscando dialogar com as crianças indígenas, as autoras trazem neste excerto, os aspectos teóricos-metodológicos que produziram os dados, e observaram os olhares e as experiências no contexto da bricolagem e da experienciação. Propomos analisar as implicações conceituais e metodológicas que possibilitaram a ampliação da campo empírico, além da abertura ao estar com crianças indígenas e construir com elas possibilidades metodológicas. Apontamos o campo dos Estudos Culturais como campo conceitual que constitui as discussões sobre bricolar e experienciar com crianças indígenas.

Palabras clave : Crianças Indígenas; Bricolar; Experienciar; Pesquisa; Estudos Culturais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )