SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Teoria da complexidade e racionalidade jurídica contemporânea: (re)pensando a complexidade dos conflitosPOLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS LIMITES DA DEMOCRACIA LIBERAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ALVES, Rozane Alonso  e  NASCIMENTO, Adir Casaro. Pesquisas com crianças indígenas e campo dos estudos culturais: bricolar e experienciar como base metodológica. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.106-122.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12541.

A proposta deste artigo busca problematizar o uso da bricolagem e do experienciar como base teórico-metodológico no campo das pesquisas com crianças indígenas. Buscando dialogar com as crianças indígenas, as autoras trazem neste excerto, os aspectos teóricos-metodológicos que produziram os dados, e observaram os olhares e as experiências no contexto da bricolagem e da experienciação. Propomos analisar as implicações conceituais e metodológicas que possibilitaram a ampliação da campo empírico, além da abertura ao estar com crianças indígenas e construir com elas possibilidades metodológicas. Apontamos o campo dos Estudos Culturais como campo conceitual que constitui as discussões sobre bricolar e experienciar com crianças indígenas.

Palavras-chave : Crianças Indígenas; Bricolar; Experienciar; Pesquisa; Estudos Culturais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )