SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Pesquisas com crianças indígenas e campo dos estudos culturais: bricolar e experienciar como base metodológicaA Pedagogia da Alternância em Rondônia: um movimento educacional do campo que valoriza o sujeito do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

RUIZ, Maria José Ferreira; CZERNISZLIANE CLEIDE DA SILVA  e  FERNANDES, Tânia da Costa. POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS LIMITES DA DEMOCRACIA LIBERAL. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.123-135.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.9850.

Para se entender as políticas para a educação superior é necessário compreender, anteriormente, o significado e as contradições do projeto social e econômico no qual as mesmas são instituídas. Tendo isso em vista, o texto tem os seguintes objetivos: (i) discutir as premissas da democracia liberal capitalista; (ii) apresentar o processo de redefinição do papel do Estado no Brasil e seus impactos na educação pública e (iii) discutir sobre o processo permanente de mercantilização da educação pública, com foco nas políticas para a educação superior. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Em especial analisa o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Considera finalmente, que as metas destinadas à educação superior estão sendo desconsideradas e até mesmo inviabilizadas pelas medidas austeras de ajuste fiscal, promovidas pelo governo federal atual, que vem contribuindo para intensificar o processo de mercantilização da educação.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Educação Superior; Democratização da Educação; Mercantilização da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )