SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3POLICIES FOR HIGHER EDUCATION ON THE LIMITS OF LIBERAL DEMOCRACYTHE GENEALOGY OF THE SUBLATION IDEA BY BLIND PEOPLE IN BRAZIL: A STUDY BASED ON L. S. VYGOTSKI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

VALADAO, Alberto Dias  and  BACKES, José Licínio. A Pedagogia da Alternância em Rondônia: um movimento educacional do campo que valoriza o sujeito do campo. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.136-150.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11144.

O artigo tem como objeto a Pedagogia da Alternância em Rondônia e objetiva problematizá-la, argumentando que, por meio da organização de coletivos populares, ela tem proposto e implementado uma educação que rompe com a histórica discriminação dos sujeitos do campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental. Utilizam-se teóricos da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo, articulando-os com os autores do campo dos Estudos Culturais. Conclui-se que a Pedagogia da Alternância tem conseguido defender os sujeitos do campo e seu direito a uma educação voltada para os seus interesses.

Keywords : Pedagogia da Alternância; Educação; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )