SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Pedagogy of Alternation in Rondonia: an educational rural movement that values the rural subjectCONTRIBUTIONS OF WORK PSYCHOLOGY TO THE FIELD OF WORK AND EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SELAU, Bento  and  CASTRO, Rafael Fonseca de. GENEALOGIA DA IDEIA DE SUPERAÇÃO POR CEGOS NO BRASIL: UM ESTUDO COM BASE EM L. S. VYGOTSKI. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.151-164.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11262.

O objetivo deste trabalho é discutir o conceito de superação, originário da conclusão da educação superior por cegos, no Brasil, com base no depoimento destes estudantes e no trabalho de L. S. Vygotski. A investigação que embasou este estudo assumiu uma abordagem qualitativa, em forma de estudos de casos. Os sujeitos da pesquisa foram nove cegos, egressos da educação superior. Foram coletados dados por meio de entrevistas e análise documental (redações). Os dados coletados foram trabalhados por meio dos procedimentos de análise textual discursiva. De acordo com os participantes, a noção veiculada pela mídia, de apontar o cego que concluiu a educação superior como herói, está equivocada. As compreensões dos sujeitos de pesquisa, discutidas com base no conceito de superação proposto por Vygotski, voltam-se para a elevação do cego, por intermédio dos instrumentos culturais de mediação.

Keywords : Educação Superior; Psicologia Histórico-Cultural; Defectologia; Cegos; Superação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )