SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3La Pedagogia de la Alternancia en Rondônia: un movimiento educacional del campo que valoriza al sujeto del campoCONTRIBUICIONES DE LA PSIOLOGÍA DEL TRABAJO PARA EL CAMPO TRABAJO Y EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SELAU, Bento  y  CASTRO, Rafael Fonseca de. GENEALOGIA DA IDEIA DE SUPERAÇÃO POR CEGOS NO BRASIL: UM ESTUDO COM BASE EM L. S. VYGOTSKI. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.151-164.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11262.

O objetivo deste trabalho é discutir o conceito de superação, originário da conclusão da educação superior por cegos, no Brasil, com base no depoimento destes estudantes e no trabalho de L. S. Vygotski. A investigação que embasou este estudo assumiu uma abordagem qualitativa, em forma de estudos de casos. Os sujeitos da pesquisa foram nove cegos, egressos da educação superior. Foram coletados dados por meio de entrevistas e análise documental (redações). Os dados coletados foram trabalhados por meio dos procedimentos de análise textual discursiva. De acordo com os participantes, a noção veiculada pela mídia, de apontar o cego que concluiu a educação superior como herói, está equivocada. As compreensões dos sujeitos de pesquisa, discutidas com base no conceito de superação proposto por Vygotski, voltam-se para a elevação do cego, por intermédio dos instrumentos culturais de mediação.

Palabras clave : Educação Superior; Psicologia Histórico-Cultural; Defectologia; Cegos; Superação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )