SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1ACTIVIDAD CONSCIENTE DEL SER HUMANO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DE LA PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FERRARO, José Luís Schifino  y  PEREIRA, Marcos Villela. UMA HISTÓRIA DO SUJEITO. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.4-18.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.12687.

Considerando a importância da construção da noção de sujeito operada a partir da Filosofia Moderna, o presente ensaio busca (re)construir uma possibilidade histórica para o mesmo a partir de aportes teóricos da filosofia, da sociologia e da psicanálise. Não se trata aqui de escrever uma história definitiva do sujeito, mas de apontar a diversidade de pensamentos em torno das possibilidades para a sua emergência no entrecruzamento desses três campos do saber. Se é na modernidade que a discussão sobre o sujeito emerge, é na contemporaneidade que passam a ser ampliados e discutidos elementos que dizem respeito aos processos de subjetivação, de tornar-se o sujeito da experiência. Assim, desde a cisão cartesiana entre res cogitans e res extensa, até a perspectiva nietzscheana do sujeito em toda sua vontade de potência, o presente trabalho pretende ilustrar as contribuições de autores das referidas áreas para a compreensão do que este sujeito pode devir-a ser.

Palabras clave : Sujeito; Subjetivação; História do sujeito; Filosofia Moderna.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )