SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1CONSCIOUS ACTIVITY OF HUMAN BEING: PHILOSOPHICAL FOUNDATIONS OF CULTURAL-HISTORICAL PSYCHOLOGYDISCIPLINE INTERFACES AS A PRODUCER OF SUBJECTS AT SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

KUMADA, Kate Mamhy Oliveira  and  PRIETO, Rosângela Gavioli. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LIBRAS: PRIMEIROS DESAFIOS AO RECONHECIMENTO DO SUJEITO MULTIFACETADO. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.34-50.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11750.

As instituições federais de educação que ofertam cursos superiores para formação docente em Libras devem obediência à Lei nº 12.711/12 e ao Decreto nº 5.626/05, concernente às políticas de ação afirmativa que contemplam, respectivamente, os grupos de pessoas egressas de escolas públicas e o grupo de pessoas surdas. Considerando que em nossa sociedade contemporânea o sujeito é constituído por múltiplas e fragmentadas identidades, cumpre questionar como as instituições federais se organizaram nessa empreitada diante da pluralidade de identidades de um único participante. Para isso, o presente artigo tem como objetivo investigar a efetivação do direito à prioridade atribuída aos surdos para ingresso em cursos de graduação destinados à formação de professores de Libras. Os resultados evidenciaram baixa adesão dessas instituições ao cumprimento da prioridade no acesso aos surdos, bem como o desafio por parte de algumas em lidar com o sujeito pós-moderno constituído por diferentes identidades.

Keywords : Identidades; Surdos; Educação superior; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )