SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1ATIVIDADE CONSCIENTE DO SER HUMANO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURALINTERFACES DA DISCIPLINA COMO PRODUTORA DE SUJEITOS NA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

KUMADA, Kate Mamhy Oliveira  e  PRIETO, Rosângela Gavioli. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LIBRAS: PRIMEIROS DESAFIOS AO RECONHECIMENTO DO SUJEITO MULTIFACETADO. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.34-50.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11750.

As instituições federais de educação que ofertam cursos superiores para formação docente em Libras devem obediência à Lei nº 12.711/12 e ao Decreto nº 5.626/05, concernente às políticas de ação afirmativa que contemplam, respectivamente, os grupos de pessoas egressas de escolas públicas e o grupo de pessoas surdas. Considerando que em nossa sociedade contemporânea o sujeito é constituído por múltiplas e fragmentadas identidades, cumpre questionar como as instituições federais se organizaram nessa empreitada diante da pluralidade de identidades de um único participante. Para isso, o presente artigo tem como objetivo investigar a efetivação do direito à prioridade atribuída aos surdos para ingresso em cursos de graduação destinados à formação de professores de Libras. Os resultados evidenciaram baixa adesão dessas instituições ao cumprimento da prioridade no acesso aos surdos, bem como o desafio por parte de algumas em lidar com o sujeito pós-moderno constituído por diferentes identidades.

Palavras-chave : Identidades; Surdos; Educação superior; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )