SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1INITIAL EDUCATION FOR LIBRAS TEACHERS: FIRST CHALLENGES ON THE RECOGNITION OF A MULTIFACETED SUBJECTREPRESENTATION OF TEACHERS IN SOCIAL NETWORKS: SPEECHES ABOUT TEACHING AND TEACHING IDENTITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ARRUDA, Dayana de Oliveira  and  OSORIO, Antônio Carlos do Nascimenta. INTERFACES DA DISCIPLINA COMO PRODUTORA DE SUJEITOS NA ESCOLA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.51-67.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11727.

O artigo problematiza uma dada engrenagem de investimentos institucionais-disciplinares sobre corpos, disposições e comportamentos de sujeitos agrupados no Projeto “Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-Grandense”, operacionalizado na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, na instituição denominada Escola Osvaldo Cruz, como estratégia de escolarização em nível de ensino fundamental para jovens de 15 a 17 anos, transversal à educação de jovens e adultos, com exercícios e dinâmicas singulares. Utilizamos os referenciais teórico-metodológicos foucaultianos, principalmente no que tange à disciplina, além de fontes, registros de observações empíricas e documentos institucionais. Como resultado, redimensionamos a existência de discursos e práticas imbricadas em um aparato institucional-escolar que propõe, sob exercícios de proteção, escolarização e guarda, regularizar e disciplinarizar condutas e corpos.

Keywords : Instituição; Escolarização; Sujeito; Disciplina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )