SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE LIBRAS: LOS PRIMEROS DESAFÍOS AL RECONOCIMIENTO DEL SUJETO MULTIFACÉTICOREPRESENTACIÓN DE PROFESSORES EN LAS REDES SOCIALES: DISCURSOS SOBRE LA DOCENCIA Y IDENTIDAD DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ARRUDA, Dayana de Oliveira  y  OSORIO, Antônio Carlos do Nascimenta. INTERFACES DA DISCIPLINA COMO PRODUTORA DE SUJEITOS NA ESCOLA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.51-67.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11727.

O artigo problematiza uma dada engrenagem de investimentos institucionais-disciplinares sobre corpos, disposições e comportamentos de sujeitos agrupados no Projeto “Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-Grandense”, operacionalizado na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, na instituição denominada Escola Osvaldo Cruz, como estratégia de escolarização em nível de ensino fundamental para jovens de 15 a 17 anos, transversal à educação de jovens e adultos, com exercícios e dinâmicas singulares. Utilizamos os referenciais teórico-metodológicos foucaultianos, principalmente no que tange à disciplina, além de fontes, registros de observações empíricas e documentos institucionais. Como resultado, redimensionamos a existência de discursos e práticas imbricadas em um aparato institucional-escolar que propõe, sob exercícios de proteção, escolarização e guarda, regularizar e disciplinarizar condutas e corpos.

Palabras clave : Instituição; Escolarização; Sujeito; Disciplina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )