SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LIBRAS: PRIMEIROS DESAFIOS AO RECONHECIMENTO DO SUJEITO MULTIFACETADOREPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES SOCIAIS: DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA E IDENTIDADE DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ARRUDA, Dayana de Oliveira  e  OSORIO, Antônio Carlos do Nascimenta. INTERFACES DA DISCIPLINA COMO PRODUTORA DE SUJEITOS NA ESCOLA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.51-67.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11727.

O artigo problematiza uma dada engrenagem de investimentos institucionais-disciplinares sobre corpos, disposições e comportamentos de sujeitos agrupados no Projeto “Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-Grandense”, operacionalizado na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, na instituição denominada Escola Osvaldo Cruz, como estratégia de escolarização em nível de ensino fundamental para jovens de 15 a 17 anos, transversal à educação de jovens e adultos, com exercícios e dinâmicas singulares. Utilizamos os referenciais teórico-metodológicos foucaultianos, principalmente no que tange à disciplina, além de fontes, registros de observações empíricas e documentos institucionais. Como resultado, redimensionamos a existência de discursos e práticas imbricadas em um aparato institucional-escolar que propõe, sob exercícios de proteção, escolarização e guarda, regularizar e disciplinarizar condutas e corpos.

Palavras-chave : Instituição; Escolarização; Sujeito; Disciplina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )