SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1DISCIPLINE INTERFACES AS A PRODUCER OF SUBJECTS AT SCHOOLIDENTITIES OF MUSIC TEACHERS: NARRATIVES OF ACCORDIONISTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SILVA, Josiele Oliveira da  and  FERREIRA, Maira. REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES SOCIAIS: DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA E IDENTIDADE DOCENTE. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.68-84.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.9963.

O estudo envolve discursos sobre a profissão docente na página intitulada Professores Sofredores, da rede social Facebook, visando analisar os efeitos dos discursos que ali circulam sobre a profissão e a identidade docente. A realização do trabalho se deu a partir da teorização de Stuart Hall e Marisa Vorraber Costa, na perspectiva de análise do discurso em Foucault. A análise possibilitou mostrar que em mídias são produzidos discursos e criadas representações que reforçam a questão vocacional, assim como a ideia de que o professor é um herói que deve abdicar até mesmo de sua vida pessoal em nome da educação. Alguns comentários mostram a desmotivação por parte de professores e licenciandos devido à desvalorização da docência e à violência, algumas vezes, presentes nas escolas. Os discursos sobre a profissão docente produzem efeitos no modo como os professores se veem e em sua identidade docente.

Keywords : Identidade Docente; Facebook; Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )