SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1IDENTIDADES DE PROFESORES MÚSICA: NARRATIVAS DE ACORDEONISTASLA ESCUELA DE EDUCACIÓN INFANTIL EN EL CONTEXTO DEL CAMPO: PROBLEMATIZACION NECESARIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

KATH, Rosane Cristina Torres  y  SOUZA, Osmar de. A VOZ DO ESTUDANTE SOBRE A PREPARAÇÃO PARA A PROVA BRASIL. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.102-118.  Epub 24-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11976.

Este artigo tem por objetivo sinalizar aspectos referentes ao preparo para a Prova Brasil de Língua Portuguesa, a partir das vozes de estudantes de 5º ano. Nesse sentido, busca ampliar a discussão em torno desta avaliação externa e de âmbito nacional, tomando a perspectiva do estudante avaliado para visualizar efeitos decorrentes da Prova Brasil de Língua Portuguesa no contexto da sala de aula. O instrumento utilizado para gerar os dados foi a entrevista coletiva, realizada com seis estudantes de 5º ano de uma escola pública estadual do Estado de Santa Catarina. Os sujeitos sinalizam que a Prova Brasil requer não apenas conteúdo, mas implica outras questões, como: modo de agir, de se portar, de compreender, à parte do que geralmente é trabalhado na escola. Nesse sentido, os sujeitos indicam que há uma preparação para este evento e destacam o simulado para auxiliar nessa questão.

Palabras clave : Prova Brasil; Simulados; Estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )