SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1LA VOZ DEL ESTUDIANTE SOBRE LA PREPARACIÓN PARA LA PROVA BRASILFOTOGRAFÍAS EN LOS DISCURSOS: LAS FUNCIONES DE LA ESCUELA EN FOCO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BOITO, Crisliane  y  ALBUQUERQUE, Simone Santos de. A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO CAMPO: PROBLEMATIZAÇÕES NECESSÁRIAS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.119-132.  Epub 24-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.10749.

O artigo apresenta parte dos dados gerados na pesquisa “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil”. As entrevistas foram realizadas com famílias e um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, moradores do Assentamento Integração Gaúcha, onde está localizada a escola de Educação Infantil Flor da Terra. As análises revelam que naquele local a escola é um marco na qualidade de vida, fundamental para a socialização das crianças, mas que é necessária a construção de uma “Pedagogia das Raízes”.

Palabras clave : Educação Infantil; Educação no campo; Educação do campo; Prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )