Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SCHWERTNER, Suzana Feldens. FOTOGRAFIAS EM DISCURSO: AS FUNÇÕES DA ESCOLA EM FOCO. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.133-150. Epub 24-Sep-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.10930.
Como os estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental entendem as funções da escola hoje? O que esta instituição produz de sentidos aos olhares jovens? Estas foram as perguntais iniciais que guiaram os grupos focais constituídos pelos estudantes participantes da pesquisa “A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental” (MCTI/CNpq/Universal/2014), realizada entre 2015 e 2016, no interior do Rio Grande do Sul. Os jovens foram convidados a produzir fotografias, acompanhadas de uma legenda, que apresentassem as funções da escola na atualidade. Partindo dos estudos de Sibilia (2012), Masschelein e Simons (2014), o marco teórico da investigação perpassa as noções de discurso e suas relações de saber-poder (FOUCAULT, 2002; 2012; 2015), além de envolver uma discussão sobre fotografia (BARTHES, 1984; DUBOIS, 2012) e suas potencialidades na pesquisa em educação. Os resultados apontam para as funções pedagógicas, políticas e sociais que a escola exerce na contemporaneidade, sem deixar de mencionar as possibilidades de expressão que ela também potencializa.
Palabras clave : Fotografia; Escola; Juventude.