SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1PHOTOGRAPHS IN DISCOURSE: THE FUNCTIONS OF THE SCHOOL UNDER FOCUSFive explanations on the crisis of the alliance between the school and the family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ROSA, Aparecida Silvério  and  MARQUES, Fernanda Telles. INDISCIPLINA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DOCENTES E DISCENTES. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.150-165.  Epub Sep 24, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.12100.

O artigo reflete sobre questões disciplinares no ensino superior. Trata-se de uma investigação em abordagem qualiquantitativa, bibliográfico-documental e de campo. Os resultados identificaram como condutas indisciplinadas os mesmos comportamentos, alunos ingressantes atribuem menor gravidade a cada um dos eventos em comparação aos concluintes e aos professores. As concepções dos participantes remetem às apresentadas em Aquino (1996), que relaciona a indisciplina aos comportamentos que se contrapõem às normas preestabelecidas para o bom andamento das atividades escolares. Conclui-se que, indisciplina diz respeito, muito mais, à falta de atenção e concentração na aula e/ou na atividade proposta.

Keywords : Processos educacionais; Indisciplina; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )