SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1FOTOGRAFÍAS EN LOS DISCURSOS: LAS FUNCIONES DE LA ESCUELA EN FOCOCinco explicaciones sobre la crisis de la alianza entre la escuela y la familia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ROSA, Aparecida Silvério  y  MARQUES, Fernanda Telles. INDISCIPLINA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DOCENTES E DISCENTES. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.150-165.  Epub 24-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.12100.

O artigo reflete sobre questões disciplinares no ensino superior. Trata-se de uma investigação em abordagem qualiquantitativa, bibliográfico-documental e de campo. Os resultados identificaram como condutas indisciplinadas os mesmos comportamentos, alunos ingressantes atribuem menor gravidade a cada um dos eventos em comparação aos concluintes e aos professores. As concepções dos participantes remetem às apresentadas em Aquino (1996), que relaciona a indisciplina aos comportamentos que se contrapõem às normas preestabelecidas para o bom andamento das atividades escolares. Conclui-se que, indisciplina diz respeito, muito mais, à falta de atenção e concentração na aula e/ou na atividade proposta.

Palabras clave : Processos educacionais; Indisciplina; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )