SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1FOTOGRAFIAS EM DISCURSO: AS FUNÇÕES DA ESCOLA EM FOCOCinco explicações sobre a crise da aliança entre a escola e a família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ROSA, Aparecida Silvério  e  MARQUES, Fernanda Telles. INDISCIPLINA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DOCENTES E DISCENTES. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.150-165.  Epub 24-Set-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.12100.

O artigo reflete sobre questões disciplinares no ensino superior. Trata-se de uma investigação em abordagem qualiquantitativa, bibliográfico-documental e de campo. Os resultados identificaram como condutas indisciplinadas os mesmos comportamentos, alunos ingressantes atribuem menor gravidade a cada um dos eventos em comparação aos concluintes e aos professores. As concepções dos participantes remetem às apresentadas em Aquino (1996), que relaciona a indisciplina aos comportamentos que se contrapõem às normas preestabelecidas para o bom andamento das atividades escolares. Conclui-se que, indisciplina diz respeito, muito mais, à falta de atenção e concentração na aula e/ou na atividade proposta.

Palavras-chave : Processos educacionais; Indisciplina; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )