SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2PRODUCCIÓN ARTESANAL CON MUJERES EN PRISIÓN: REFLEXIÓN Y CREATIVIDAD PARA SUPERAR EL PATRIARCADOEL PANÓPTICO Y LOS DISCURSOS DE LAS PROFESORAS EN UNA INSTITUCIÓN ESCOLAR DEL CÁRCÉN EN LA FRONTERAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BRAVO, Omar Alejandro. EDUCACÃO EM PRISOES: PRÁTICA ALIENANTE OU LIBERADORA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.22-34.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12539.

As práticas educativas, dentro das prisões, podem ter um papel alienante, no sentido de se inscrever em um propósito re-socializante, ou um potencial liberador, na medida em que favoreça a reflexão sobre as condições de vida dos sujeitos e amplie a possibilidade de transforma-las. Este artigo toma como referência algumas dessas práticas desenvolvidas na prisão de Villahermosa, da cidade de Cali, Colômbia, considerando particularmente os textos que fundamentam o projeto denominado Missão caráter, e as analisa tomando como referência à análise institucional e a análise de discurso. Esta análise se inscreve numa crítica geral aos sistemas penitenciários e sua funcionalidade e mostra como esses discursos, de caráter moralista, reforçam um instituído cujas práticas pretendem a conversão moral dos sujeitos presos.

Palabras clave : Prisão; Educação; Analise de discurso; Analise institucional; Instituições.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Español     · Español ( pdf )