SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2EDUCACÃO EM PRISOES: PRÁTICA ALIENANTE OU LIBERADORATEACHING IN THE PENITENTIARY SYSTEM: WHAT TEACHER NARRATIVES REVEAL ON THE EDUCATION OF PRIVATE FREEDOM ADULTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

BARCELOS, Clayton da Silva; NOGUEIRA, Cinthia Caldeira  and  OSORIO, Antônio Carlos do Nascimento. O PANÓPTISMO E OS DISCURSOS DAS PROFESSORAS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO CÁRCERE NA FRONTEIRA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.35-55.  Epub Nov 06, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12622.

Este artigo parte de estudos realizados no período de 2015 e 2017 e teve como propósito, a partir do Panóptismo de Bentham (1793), compreender as práticas das professoras que atuam na escolarização de internos do sistema penitenciário. O objetivo foi analisar a arquitetura escolar da prisão de um município fronteiriço e suas implicações pedagógicas. Foi utilizada a etnografia e a análise do discurso das professoras atuantes. Os resultados evidenciam a discrepância quanto ao ambiente de aprendizagem prisional em um mesmo município, bem como os reflexos da docilização que o panóptismo traz aos sujeitos, alunos (as) e professoras, se distanciando muitas vezes de suas finalidades e propósitos.

Keywords : Educação em prisão; Panóptico; Arquitetura prisional; Professoras na prisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )