SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2EDUCACION EN CÁRCELES: PRÁCTICA ALIENANTE O LIBERADORADOCENCIA EN EL SISTEMA PENITENCIARIO: LO QUE LAS NARRATIVAS DE PROFESORES REVELAN SOBRE LA EDUCACIÓN DE ADULTOS PRIVADOS DE LIBERTAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BARCELOS, Clayton da Silva; NOGUEIRA, Cinthia Caldeira  y  OSORIO, Antônio Carlos do Nascimento. O PANÓPTISMO E OS DISCURSOS DAS PROFESSORAS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO CÁRCERE NA FRONTEIRA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.35-55.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12622.

Este artigo parte de estudos realizados no período de 2015 e 2017 e teve como propósito, a partir do Panóptismo de Bentham (1793), compreender as práticas das professoras que atuam na escolarização de internos do sistema penitenciário. O objetivo foi analisar a arquitetura escolar da prisão de um município fronteiriço e suas implicações pedagógicas. Foi utilizada a etnografia e a análise do discurso das professoras atuantes. Os resultados evidenciam a discrepância quanto ao ambiente de aprendizagem prisional em um mesmo município, bem como os reflexos da docilização que o panóptismo traz aos sujeitos, alunos (as) e professoras, se distanciando muitas vezes de suas finalidades e propósitos.

Palabras clave : Educação em prisão; Panóptico; Arquitetura prisional; Professoras na prisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )